* 1860 – Nasceu em Mikage, prefeitura de Hyogo em 28 de outubro. Terceiro filho de Jirosaku Mareshiba Kano, ele recebeu o nome de infância Shinnosuke.
* 1871 – Ingressou na Seitatsu Shojuku, uma escola privada de Tóquio, onde ele recebeu aulas de Keido Ubukata.
* 1873 – Entrou na Ikuei Gijuku, uma escola privada em Karasumori, Shiba, Tóquio. Recebeu instruções especiais em Inglês e Alemão de professores nativos.
* 1874 – Ingressou na escola de línguas estrangeiras de Tóquio.
* 1875 – Ingressou na escola Kaisei.
* 1877 – Ingressou na escola Tenshin Shin’Yo e estudou com Hachinosuke Fukuda.
* 1878 – Fundou o primeiro clube de basebol do Japão (Kasei Baseball Club).
* 1879 – Estudou o ju-jutsu na escola do mestre Masatomo Iso.
* 1881 – Formou-se pela Universidade Imperial de Tóquio, em Literatura, Ciências Políticas e Política Econômica. Estudou o ju-jutsu na escola Kyto-Ryu com o mestre Tsunetoshi Likugo.
* 1882 – Começou a dar palestras e mais tarde passou a professor em Gakushuin. Fundou a Kodokan. Terminou seus estudos de Ciências Estéticas e Morais.
* 1883 – Fundou o Kobukan, uma escola para estudantes chineses e passou a ser Diretor.
* 1884 – É adido ao Palácio Imperial.
* 1885 – Obteve a 7ª Categoria Imperial.
* 1886 – Passou a vice-diretor da Gakushuin. Obteve a 6ª Categoria Imperial.
* 1889 – Deixou de ser vice-diretor em Gakushuin para aceitar na Casa Imperial um cargo. Fez uma viagem à Europa, onde visitou organizações educacionais.
* 1891 – Casou-se com Sumako, filha mais velha do então embaixador coreano, Seizei Takezoe, da qual teve nove filhos, seis meninas e três meninos. Tornou-se diretor da quinta escola de segundo grau, na prefeitura de Kumamoto. Em abril é nomeado conselheiro do Ministro da Educação Nacional.
* 1893 – Tornou-se diretor da primeira escola de segundo grau de Tóquio, subseqüentemente diretor da escola normal de Tóquio.
* 1895 – Obteve a 5ª Categoria Imperial.
* 1897 – Demitiu-se da escola normal de Tóquio, mas tarde, aceita seu cargo de volta. Criou a sociedade Zoshi-Kai e funda os institutos Zenyo Seiki, Zenichi, para a cultura dos jovens. Editou a revista “Kokusai”.
* 1898 – Foi diretor da educação primária no Ministério da Educação Nacional.
* 1899 – Tornou-se presidente da comissão do Butokukai (Centro de Estudos das Artes Marciais).
* 1901 – Tornou-se diretor da escola normal de Tóquio pela terceira vez. Nesta época, o judô e o kendô alcançam uma grande popularidade.
* 1902 a 1905 – Foi enviado por duas vezes a China pelo Ministro Nacional em missão cultural. Em outubro de 1905 obteve a 4ª Categoria Imperial.
* 1907 – Fundou no Butokukai os três primeiros katas do judô.
* 1909 – Tornou-se o primeiro japonês membro do comitê olímpico internacional. Modificou os estatutos do Kodokan, tornando-o uma entidade pública.
* 1911 – Foi eleito presidente da Federação Desportiva do Japão.
* 1912 – Foi enviado em missão cultural à Europa e América.
* 1915 – Fundou a revista Kodokan. Recebeu do rei da Suécia por ter participado ativamente da organização dos 7º Jogos Olímpicos a medalha de honra ao mérito.
* 1920 – Consagrou-se inteiramente ao judô. E julho, assistiu aos Jogos Olímpicos de Antuérpia, visitando depois a Europa.
* 1921 – Demitiu-se da presidência da Federação Desportiva do Japão.
* 1922 – Eleito membro da Casa dos Nobres.
* 1924 – Foi nomeado professor honorário da Escola Normal Superior de Tóquio (Tóquio Higner School).
* 1928 – Esteve presente nos Jogos Olímpicos em Amsterdã como membro do COI.
* 1932 – Deslocou-se aos Estados Unidos para assistir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Tornou-se conselheiro do gabinete de Educação Física do Japão. Participou por duas vezes no Conselho dos Jogos Olímpicos que lançara o convite para os jogos japoneses (1932-1934).
* 1936 – Assistiu aos XI Jogos Olímpicos de Berlim.
* 1938 – Esteve na Reunião do COI no Cairo, onde propôs que Tóquio fosse escolhida como sede dos XII Jogos Olímpicos. Morreu em 04 de maio, no mar, na viagem de volta. Recebeu a título póstumo o 2º Grau Imperial.
Essas são algumas de suas muitas atividades, outras não foram aqui mencionadas, sabendo-se que a sua busca de realizações foram muito além do normal, notadamente para quem como Kano introduziu também o desporto e a educação física no plano educacional do Japão, fato esse já seria suficiente para perpetuar seu nome como educador e como esportista.
Por tudo que esse grande mestre nos legou, concluímos que ele sempre esteve muito avançado sobre o seu tempo. Hoje, nosso mestre é cultuado em sua pátria e também em todos os países do mundo.
Dos mais modestos aos mais requintados dojos, centenas de milhares de esportistas usufruem de sua obra: o JUDÔ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário